Primeiro Roma, depois Viena

Não estava nos planos Roma ser o nosso ponto de partida, até porque já conhecia a cidade, mas ao ver os voos para Viena reparámos que sairia mais barato voar para Itália e depois para Austria.

Assim sendo, partimos durante a madrugada na companhia da TAP, aterrando na capital Italiana  pelo inicio da manhã. Para depois, mais tarde na nossa jornada, seguirmos rumo a Viena, Bratislava e Budapeste.

Top 5 coisas para ver e fazer em Roma

1. Coliseu

A nossa estadia em Roma era curta e por isso, tivemos de fazer algumas escolhas no que iríamos ver. Como já tínhamos visitado antes esta cidade, optámos por explorar mais, caminhando sem rumo por ruas que ainda não conhecíamos.

Ainda assim fizemos as paragens obrigatórias, uma delas, o Coliseu!  Vale a pena contemplar a sua construção e de como seria quando usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, como as simulações de batalhas marítimas.

2. Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro, situada à frente da Basílica de São Pedro (se é a tua primeira vez em Roma TENS DE VISITAR) é também ela um ponto obrigatório no roteiro.

Dica: Caso pretendas visitar o Museu do Vaticano, compra os bilhetes com antecedência pela internet. Vais poupar uma fila angustiante de 2 horas para entrar. E caso pretendas visitar a Basílica de São Pedro, quanto mais cedo fores, menor a espera 🙂

3. Fontana di Trévi

A Fontana Di Trévi é sem dúvida, uma das fontes mais imponentes que já tive oportunidade de admirar. Também merece muito a pena ser visitada durante a noite.

Curiosidade: Diz a tradição que se atirares uma moeda, irás voltar a Roma. Superstição ou não, a verdade é que o fiz o ano passado, e aqui estou eu novamente. Para isso tens de virar costas à fonte e atirar a moeda com a mão direita sobre o teu ombro esquerdo.

4. Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Santo Ângelo fica diante a ponte com o seu mesmo nome. A ponte de Santo Ângelo oferece uma vista privilegiada e enquadra-nos de frente para o Castelo, criando uma memória única.

No topo do Castelo conseguimos uma vista deslumbrante do rio Tibre.

5. Monumento a Vítor Emanuel

Não podem deixar de passar neste monumento, que oferece a partir do seu topo uma vista aérea sobre toda a cidade.

Adoro visitar as cidades durante a noite, e embora não se possa visitar alguns monumentos, acho que acaba sempre por compensar a experiência de um ambiente diferente. Este monumento não foge à regra, de noite acaba por ter a sua própria personalidade.

6. Bónus! Cannoli Siciliano

Escolher uma sobremesa favorita é difícil. Mas em Itália essa decisão é muito fácil.

Para além dos gelados claro, o Cannoli Siciliano, composto por uma parte crocante e recheado com queijo e pistácios é algo que tens obrigatoriamente de provar!

Mais fotos da viagem 🙂

Se já visitaste Roma conta-me a tua experiência. E caso estejas a planear uma visita, pergunta tudo o que precisares de saber 😉