Não ter o sono necessário é o primeiro passo para um dia mais difícil e o caminho certo para um estilo de vida pouco saudável. Infelizmente a geração de hoje lida no seu dia-a-dia com ansiedade e stress, o que pode originar dificuldades em adormecer. O que vos trago aqui hoje são conselhos, que ajudam nesta tarefa de fechar os olhos e esquecer o mundo por breves instantes.

 

1 Música

Ter algum som de fundo pode de facto ajudar a relaxar a nossa mente. O estilo de música vai depender do que te deixa mais tranquilo, pode ser muito variado de pessoa para pessoa.
Se usas o spotify, existem listas especificas para dormir, como melodias ou até white noise, que acabam por criar este “aconchego sonoro”.

2 Mantém o quarto numa temperatura confortável

A temperatura é algo que também podes controlar, para te proporcionar o melhor sono. Lembro-me de um antigo chefe que dizia em viagens longas meter o ar condicionado frio para os pés, dessa maneira não adormeceria mesmo conduzindo à noite. E é verdade, o frio mantém-nos acordado, mas o calor excessivo pode também tornar-se inimigo.
O ideal é encontrar um meio termo entre as temperaturas.

3 Não faças ronha de manhã

É pior se ficarmos a adiar e a adiar o despertador. O melhor mesmo é aceitar o facto de termos de acordar, encarar a situação e toca a levantar! A ronha só nos vai gerar mais tensão e cansaço ao longo da nossa manhã. É por isso que nos sentimos mais cansados depois de adormecermos por meia hora após já termos acordado.

4 Cria um horário para dormir e acordar

Há quem diga que não, mas as nossas rotinas são importantes. Ao manter uma hora certa e criar um hábito de sono vais poder desfrutar de noites mais tranquilas e dias com mais energia.Isto porque criando este hábito, ensinas ao teu corpo a memorizar quando é que ele tem de produzir melatonina, a hormona do sono, e quando é tem de parar de a produzir e despertar. É um trabalho com resultados a longo prazo, mas que vão certamente dar-te um melhor estilo de vida!

5 Medita

O controlo da respiração e o conseguir relaxar o nosso corpo, influencia a qualidade do sono e a facilidade com que adormecemos. Se não estás familiarizado com meditação, podes experimentar a aplicação headspace que vai de certeza ajudar-te nesta tarefa.Alternativamente podes seguir videos no youtube ou perguntar-me 🙂

 6 Sol

Ar limpo e luz natural ao longo do nosso dia, ajudam os nossos corpos a adormecer na hora desejada. Esta mudança pode também ajudar a repor o nosso relógio interno e a criar o ritmo ideal.

7 Bebidas mornas

Já a minha Avó dizia para beber chá ou leite morno antes de me ir deitar. O calor transmitido para os nossos corpos através das bebidas mornas, fazem com que este relaxe, o que nos permite desfrutar de um sono mais tranquilo.

8 Desliga a televisão

Quando queremos adormecer e ficamos expostos a pontos de luz, o nosso cérebro tende a produzir menos melatonina, a hormona que nos dá a boa noite.A televisão por vezes é a culpada da dificuldade em adormecer, mas alarmes ou luzes nocturnas podem também incomodar o sono.

9 Usa o quarto apenas para relaxar e dormir

Esta é capaz de ser o conselho mais difícil de cumprir, sobretudo para quem partilha casa ou ainda não vive sozinho. Mas quantas mais actividades fizeres dentro do espaço destinado a dormir, sobretudo antes de te deitares, é mais provável que o teu cérebro não saiba quando desligar.Usando o quarto mais para descanso e menos para outras actividades, vai de certo aumentar a qualidade do sono e a facilidade em adormecer.

10 Paga as horas de sono em atraso

A divida de horas de sono é real e se constantemente dormirmos poucas horas, vamos acumulando uma boa divida. Nas noites seguintes sempre que possamos devemos pagar estas horas em falta, para repor a nossa energia.

 

Já conhecias algumas destas técnicas ou tens outra? Conta-me qual.